Traços e características pessoais de comunicação – Mariana Mortágua
Tem bom domínio e controlo emocional, consegue com alguma facilidade gerir o confronto sem perder o rumo e a sua baseline de comunicação. Raramente incrementa o tom vocal e sabe gerir bem a necessidade de sobreposição da palavra. Usa com frequência sorrisos com desprezo o que não corre a seu favor – evidencia superioridade quando em muitos dos casos é um complemento negativo par a sua comunicação. Tem um bom domínio da linguagem corporal, usa bem as dinâmicas para enfatizar as suas ideias. Mantém um bom contacto ocular mesmo quando confronta os seus opositores, transmitindo alguma segurança e poder.
Quando os temas são mais “amigáveis” e os contextos mais propensos e alinhados com os seus princípios, usa bem o sorriso para o estabelecimento de relação e cria boa ressonância emocional.
Um padrão negativo de comunicação está assente na sua expressividade facial (fecho ou agressividade) bastante vincada o que não joga a seu favor!
Em confronto direto muitas vezes inclina a cabeça para ouvir o que não é fácil… com frequência pede calma aos opositores para manter o registo no domínio que lhe é mais útil.
Tem uma larga experiência em debate e em oposição, a relação face ao poder permite-lhe também ser uma desafiadora.
Um exemplo concreto foi o debate com André Ventura, consegui inteligentemente manter um registo “mais baixo” tirando daí vantagem, caso o debate tivesse seguido outro rumo, ser-lhe-ia certamente prejudicial.