Traços e características pessoais de comunicação – André Ventura
Sem receio de confronto, provavelmente o mais combativo dos 3 principais candidatos. Estabelece um bom contacto ocular, sem problemas de enfrentar os seus opositores. Controla relativamente bem a voz, sabe enfatizar os pontos que pretende realçar. Sendo o confronto o seu ponto mais forte, não se escusa a interromper os outros, em sobrepor a sua narrativa, em muitas condições “convida” os candidatos para este tipo de embate. Muito forte neste registo.
Tem um body language muito expansivo, muito dinâmico, pode em certos casos dar a noção de domínio, contudo noutros registos pode levar a uma exuberância negativa.
Assenta muito da sua comunicação em estudos e dados estatísticos que faz questão de exibir numa tentativa de credibilizar o que diz.
É um “chalenger” e isso coloca-o numa posição de poder e de alguma superioridade, pese embora ser um desafiador, a sua comunicação assenta apenas em grandes slogans, não entrando em detalhes sobre os temas que debate. Tem contextos preferidos como as policias, a emigração e os subsídios, fora disto o seu discurso fica vazio. Se o seu opositor o levar a discutir medidas de fundo, orçamentação e questões de implementação ou de impacto, perde-se… [evita a qualquer custo este tipo de debate].
Um exemplo disso é o recente debate com Paulo Raimundo, antes de qualquer tópico de discussão, desafiou Paulo Raimundo sobre uma série de temas de modo a intimidá-lo e a deixá-lo mais embaraçado [saída na EU, da ligação à Rússia, etc.] no decorrer do debate evocou o PREC, assassinatos cometidos, expropriações, etc. para comparar quando Paulo Raimundo o ligou aos tempos de PSD]
Tem uma boa máquina de comunicação e de propaganda, assente em discursos simples e com recursos às redes sociais como Tiktok ou o instagram capta o eleitorado mais jovem. Alguns estudos têm mesmo revelado que a probabilidade de um eleitor votar no chega, reduz em função da idade.
Se pretende crescer de forma sustentada, de se estabelecer como uma alternativa, terá que aprofundar os temas de maior interesse para o país, saber discuti-los e deixar de lado uma comunicação apenas assente em grandes slogans.